Se a eleição fosse hoje, em quem você votaria para prefeito de Poções?

  • Aldo da Itaipava
  • Bonfim
  • Davi Soares
  • Dona Nilda
  • Dr. Almino Viana
  • Dr. Gerson
  • Dr. Otto
  • Ferreira do DETRAN
  • Gilson Batista
  • Jorge Letos
  • Jorge Luís
  • Laudelino Palmeira
  • Léo Mascarenhas
  • Professor Jailton do PSOL
  • Val Cunha

Postagem em destaque

Política: Oposição cada vez mais Forte e Unida em Poções, PR declara apoio à Pré candidatura de Dr. Otto a Prefeitura do município

  Durante a semana, lideranças políticas da cidade de Poções se reuniram para definir o futuro das próximas eleições municipais que ocorrerã...

sábado, 6 de junho de 2015

Assista Agora: A BATALHA DOS DINOSSAUROS (DOCUMENTÁRIO COMPLETO E DUBLADO)


ASSISTA O DOCUMENTÁRIO ABAIXO


Assista Agora: SABOTAGEM - Filme completo 2014 HD- Dublado

Sinopse e detalhes

Membro de uma força tarefa de elite da agência anti-drogas dos Estados Unidos roubam o quartel general de um cartel de drogas. A situação se complica quando eles começam a morrer pouco a pouco. Arnold Schwarzenegger, Sam Worthington, Olivia Williams, Josh Holloway e Mireille Enos integram o elenco.
ASSISTA O FILME ABAIXO


Assista Agora: Show Roger Waters - In The Flesh LIVE FULL CONCERT (SUB ES)


ASSISTA O SHOW ABAIXO


Assista Agora: O Sétimo Filho (Filme Lançamento 2015 - Ação)


O Sétimo Filho Dublado Em um passado distante, um mal está prestes a ser desencadeado e reacenderá mais uma vez a guerra entre as forças humanas e sobrenaturais. Mestre Gregory (Jeff Bridges) é um cavaleiro que aprisionou há séculos a Mãe Malkin (Julianne Moore), uma poderosa e malévola bruxa. Mas ela escapou e agora quer se vingar. Invocando seus seguidores de cada encarnação, Mãe Malkin se prepara para soltar sua terrível ira sobre um mundo desprevenido. Apenas uma coisa está em seu caminho. Mestre Gregory. Em um encontro mortal, Gregory fica cara a cara com o mal que ele sempre temeu voltar. Ele só tem até a próxima lua cheia para fazer o que, geralmente, leva anos: treinar seu novo aprendiz, Tom Ward (Ben Barnes), para lutar contra uma magia negra diferente de todas as outras. A única esperança do homem está no sétimo filho de um sétimo filho.

ASSISTA O FILME ABAIXO


Assista Agora: HE-MAN - A Origem da Feiticeira - Episódio Completo


ASSISTA O VÍDEO ABAIXO


sexta-feira, 5 de junho de 2015

Curiosidade Alimentação: Como fazer um Big Mac

Dan Coudreaut, chef executivo do Mc Donalds, ensinou a receita do Big Mac, com molho especial e tudo o que tem direito. Esse hambúrger dá água na boca só de olhar, até porque ele não tem todos os conservantes e químicas do mesmo lanche encontrado nas lanchonetes.
O chef utiliza dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles e um pão com gergelim para compor o sanduíche. Durante todo o preparo, Coudreaut lembra os internautas que o Big Mac é feito a partir de técnicas simples para picar os ingredientes e produtos comuns que podem ser encontrados em qualquer supermercado.
O “molho especial” não possui segredo: maionese, relish de picles e mostarda amarela. Em seguida, é misturado vinagre, alho em pó, cebola e páprica, para então cortar uma cebola em cubos e picar a alface. Já o hambúrguer é 100% carne bovina, como em todos os restaurantes do McDonald’s.
 Para finalizar, o chef tempera com um pouco de sal e pimenta. O resultado exibe um lanche que parece ser saboroso, mas que não lembra a foto do sanduíche exibida nos cardápios e cartazes da rede. 

ASSISTA O VÍDEO ABAIXO


Iguaiense Cacau Novaes lançará hoje (05) seu novo livro “Os Poetas Estão Vivos”

O conceituado poeta e escritor Cacau Novaes irá lançar seu mais novo trabalho, o livro “Os Poetas Estão Vivos”, hoje (05), às 19:00 h, na Câmara de Vereadores de Iguaí.

O livro é o segundo trabalho lançado por Cacau Novaes, que está sendo produzido pela editora Mondrongo, uma das mais qualificadas na área.

Em seu novo projeto, se encontram poemas que foram publicados em antologias, reunindo trabalhos de diversos escritores brasileiros, que agora poderão ser conferidos no livro. Um desses poemas é Os poetas estão vivos, que dá título ao livro e é uma das poesias mais premiadas e conhecidas de Cacau Novaes.

Assista Agora: Guardiões da Galáxia (Filme Dublado - Ação)


Sinopse e detalhes

Não recomendado para menores de 12 anos 
Peter Quill (Chris Pratt) foi abduzido da Terra quando ainda era criança. Adulto, fez carreira como saqueador e ganhou o nome de Senhor das Estrelas. Quando rouba uma esfera, na qual o poderoso vilão Ronan, da raça kree, está interessado, passa a ser procurado por vários caçadores de recompensas. Para escapar do perigo, Quill une forças com quatro personagens fora do sistema: Groot, uma árvore humanóide (Vin Diesel), a sombria e perigosa Gamora (Zoe Saldana), o guaxinim rápido no gatilho Rocket Racoon (Bradley Cooper) e o vingativo Drax, o Destruidor (Dave Bautista). Mas o Senhor das Estrelas descobre que a esfera roubada possui um poder capaz de mudar os rumos do universo, e logo o grupo deverá proteger o objeto para salvar o futuro da galáxia.
ASSISTA O FILME ABAIXO


Assista Agora: Daniel Boone Ep 01 O império perdido (Séries Antigas - dublado completo)



ASSISTA O FILME ABAIXO


Assista Agora: Segredos da Força Aérea do Futuro (HD Documentários Dublados)



ASSISTA O VÍDEO ABAIXO


Política - Partido Ecológico Nacional PEN 51 chega a Poções


O Partido Ecológico Nacional - PEN 51 chega a Poções.

ASSISTA O VÍDEO DE APRESENTAÇÃO ABAIXO


Assista Agora: LOWRIDER BRASIL - EPISÓDIO 1 (Série Nacional)


Um carro rebaixado, com rodas raiadas, suspensão hidráulica e pintura brilhante. E que, além de tudo, pula. É o caríssimo automóvel dos sonhos de muitas pessoas. Mas para ser dono de um lowrider, não basta dinheiro: é preciso fazer por merecer. Esse é o universo que a série Lowrider Brasil aborda ao acompanhar a rotina do car club Vida Real, precursor da cultura no país. Explorando as engrenagens deste clube, conhecemos Tatá, o líder do grupo, e seus parceiros Japonês e Alemão. Tatá é conhecido por ser rigoroso na avaliação de novos membros. Japonês é o explosivo mecânico dos carros. Já Alemão é um autêntico “chicano” e responsável pelos projetos de bikes lowriders. O cotidiano desses protagonistas e sua convivência com outras figuras que frequentam o car club são retratados nesse universo com códigos morais rígidos, onde todos se dedicam a uma paixão em comum: fazer carros e bikes lowriders.


ASSISTA O VÍDEO ABAIXO


Astronomia - Qual é o combustível do Sol?


O Sol é movido a hidrogênio, que se funde no calor do seu núcleo numa reação parecida com um reator atômico. Ele transforma hidrogênio em hélio (veja o infográfico). “A estrela produz 40 trilhões de megatons de energia por segundo“, diz o astrônomo Augusto Damineli, do Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo.
Tudo isso é emitido em raios gama, uma radiação invisível e quentíssima. Esses raios queimariam o sistema solar, mas, ao atravessar as várias camadas do astro, são convertidos em raios de luz, mais suportáveis.
Assim, a temperatura de 10 milhões de graus Celsius da radiação do núcleo é reduzida a 6 000 graus Celsius. Há 4,6 bilhões de anos, ao nascer, o Sol tinha hidrogênio suficiente para queimar durante 10 bilhões de anos. Hoje, a metade desse estoque já se acabou. Quando não restar nada, daqui a 5 bilhões de anos, ele vai queimar o hélio que gerou. Isso durará mais 1 bilhão de anos e será um inferno, pois a queima do hélio gera mais energia e calor que a do hidrogênio. Mas tudo bem. mundo já vai estar torrado mesmo.
1. Cada átomo de hidrogênio do Sol possui um próton e um elétron em órbita.
2. No núcleo do astro, o calor e a gravidade são tão grandes que os átomos se fundem, gerando imensa energia.
3. Depois da fusão, dois prótons viram nêutrons e dois elétrons somem. Surge assim o hélio.
Fonte: super.abril.com.br

Saúde - Já existe série de exercícios que melhora o corpo em sete minutos


Quem tem pouco tempo e não está disposto a investir em academia nem em equipamentos de exercício já pode comemorar.
Um programa desenvolvido por dois especialistas em treinamento do Human Performance Institute, de Orlando (EUA), promete o máximo de resultado com o mínimo de investimento.
Depois de analisarem uma série de estudos sobre treinamento e boa forma, Brett Klika e Chris Jordan publicaram na edição de maio/junho da revista técnica “Health & Fitness Journal” um artigo apresentando um tipo de treinamento de “alta intensidade” com “uso do peso corporal”.
O estudo, que tem base científica propõe combinar exercícios aeróbicos (como corrida no lugar) com exercícios de resistência/força (como flexão de braço). Cada um é realizado por 30 segundos, em alta intensidade tentando o máximo possível de repetições), e o intervalo de recuperação é de apenas 10 segundos.
O pacote todo dura apenas “aproximadamente sete minutos”, conforme o texto descreve. O circuito pode ser repetido duas ou três vezes, dependendo do condicionamento do atleta e do tempo disponível.
Foi o que bastou para ser apelidado de “treino científico de 7 minutos” em texto no “New York Times” e, a partir dali, em uma fieira de lugares, do internético “Huffington Post” ao britânico “Daily Mail”, e em publicações especializadas em boa forma.
Há vídeos gratuitos mostrando como executar a série e aplicativos com cronômetros digitais para monitorar a execução da tarefa.
  • CONTRAINDICAÇÕES
Mesmo assim, entrar em forma com um programa de exercícios de menos de 15 minutos que não custa nada é altamente sedutor. Há, porém, diversas contraindicações, como assinalam os criadores do circuito: “É preciso cuidado ao propor treinamento de alta intensidade para pessoas mais velhas ou obesas, candidatos destreinados, com lesões anteriores ou problemas de saúde; os exercícios isométricos não são recomendados para quem tem hipertensão ou problemas cardíacos”.
O próprios autores alertam: Ao tentar fazer tudo da forma mais rápida possível, o aluno corre o risco de fazer os exercícios de forma inadequada, aumentando a chance de lesão.

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Curiosidade - Já existe um semáforo para quem não enxerga cor


As pessoas que não enxergam cores ou daltônicos foram a inspiração das estudantes Paloma Bellatrix e Bianca Ochsenhofer do curso de Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica, da Fundação Educacional Inaciana (FEI) em São Bernardo do Campo para criar um semáforo que funciona (muito bem) para quem não enxerga.
Hoje a legislação brasileira impede que pessoas com dificuldade para identificar as cores do semáforo dirijam. Mesmo assim, muitos daltônicos (os principais afetados pela regra) tiram carteiras de habilitação e dirigem todos os dias por aí.
A ideia surgiu quando um amigo das estudantes comentou que, apesar de ser daltônico precisava encarar o trânsito. No entanto o motorista tinha dificuldade para identificar os estágios do semáforo (verde, amarelo e vermelho); isso porque os equipamentos na cidade de São Caetano, onde ele dirige, são posicionados na horizontal, o que dificulta a observação do motorista daltônico.
Para responder a este tipo de necessidade as estudantes criaram o “Detector de estado de semáforo”.
O protótipo mostra para o motorista, de forma escrita, o estado do semáforo.
A criação funciona a partir de dois circuitos: o primeiro fica no próprio semáforo, de onde os estados são enviados via wireless (internet sem fio) para um segundo circuito, que é fixado no carro e serve para captar os sinais e decodificá-los. Para evitar transtornos em cruzamentos, o sensor do carro identifica a posição do veículo em relação ao norte magnético da Terra e, baseado nisso, decide de qual dos semáforos vai captar a informação.
As engenheiras pensam em melhorar o protótipo e colocá-lo no mercado, mas ainda faltam patrocinadores ou empresas que invistam na ideia.
O objetivo é adaptar o equipamento para incluí-lo em sistemas GPS com avisos sonoros, para que a pessoa escute o estado do semáforo ao invés de ler no equipamento. Desta forma o projeto poderá ajudar não só os daltônicos, mas também pessoas com visão normal, quando o motorista não consegue identificar o estado do semáforo por causa da neblina ou quando incide muita luz sobre o semáforo.
Fonte: Revista Super Interessante

Saúde - A mistura de cal e cloro ajuda a combater a dengue


Vem sendo divulgado uma nova forma, simples e eficácia para combater o Aedes aegypti, mais conhecido como Dengue, em canteiros de obras.
Em todas as regiões do Brasil estão ocorrendo vítimas fatais do inseto o que além da doenças grave como o dengue, ele é o principal transmissor também da febre amarela, a febre zika e a chicungunha e, por isso mesmo, o controle das suas populações é considerado assunto de saúde pública.
Segue abaixo a receita, para então a diminuição e quem sabe o extermínio:
PREPARO
8 copos com 50 ml de cal PARA 2 de cloro (80% de cal para 20% de cloro granulado)
Total de 500ml de pó da mistura.
APLICAÇÃO
Usa-se um copo plástico para a melhor distribuição, ou bisnagas de plásticos, tipo as que lanchonetes usam para os molhos.
Se o local a ser tratado apresentar água com profundidade entre 5 a 10 centímetros, a quantidade da mistura deve ser dobrada, e quanto mais profundo o local entenda que haverá a necessidade de triplica-la.
RESULTADO:  Segundo casos relatados, em 45 minutos as larvas morrem.

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Polícia de Abu Dhabi ganha Lykan Hipersport para sua frota


O primeiro esportivo fabricado no Oriente Médio e que salta de um prédio para o outro no filme Velozes & Furiosos 7 ganhou uniforme policial em Abu Dhabi. O Lykan Hypersport, fabricado pela W Motors, foi adotado como viatura pelo invejável departamento de polícia do emirado. Apenas sete unidades do carro existem no mundo, e cada uma custa o equivalente a R$ 7 milhões.
Com seus faróis de led com diamante e costuras feitas de fio de ouro, o carro mais caro do mundo vem com motor central traseiro biturbo de 760 cv de potência e 102 kgfm de torque. A transmissão é automática sequencial de seis velocidades. Além disso, o modelo conta com um display holográfico tridimensional e painel interativo
.

Empresas de Morte Súbita têm que devolver valor integral ao consumidor


O imbróglio envolvendo os contratos do plano ‘Morte Súbita’ vem ganhando novos capítulos a cada dia. Nesta quarta-feira (3), o PROCON de Vitória da Conquista decidiu se pronunciar definitivamente sobre o problema. Segundo o órgão, a decisão da Justiça Federal é clara e determina a nulidade de todos os contratos.
“As empresas tem informado que a decisão judicial ainda cabe recurso e ainda pode ser reformulada. Entretanto, a posição do Procon vai por uma outra linha e dá distrito a estes prazos judiciais. Então, o Procon entende que oconsumidor tem esse direito de receber imediatamente os valores que ele pagou pelo contrato”, garantiu o coordenador do PROCON, Carlos Públio.
Devido a esse entendimento, o órgão está registrando as queixas dos consumidores e orientando a devolução integral do valor, devidamente corrigidos. De acordo com Carlos Públio, estão sendo registradas cerca de 70 queixas diárias contra as empresas.
Ainda segundo o coordenador do PROCON, a possibilidade de um atrelamento da relação entre o consumidor e as empresas, através do PROCON, não pode ser concluída devido as condições oferecidas pelos empresários. “Quando a empresa encaminhou um documento dizendo que só iria devolver 60% ao consumidor, o Procon se afastou dessa negociação por considerá-la prejuízo para o consumidor. O nosso entendimento é a devolução integral”, finalizou Públio.
Fonte: Blog da Resenha Geral

Participe da Marcha para Jesus


Assista Agora: Tributo Bob Marley (1999) (Show Completo


ASSISTA O SHOW ABAIXO


Assista o Filme: LUCY (Ação-2014)

Sinopse e detalhes
Não recomendado para menores de 16 anos 
Quando a inocente jovem Lucy (Scarlett Johansson) aceita transportar drogas dentro do seu estômago, ela não conhece muito bem os riscos que corre. Por acaso, ela acaba absorvendo as drogas, e um efeito inesperado acontece: Lucy ganha poderes sobre-humanos, incluindo a telecinesia, a ausência de dor e a capacidade de adquirir conhecimento instantaneamente.
ASSISTA O FILME ABAIXO


Assista Agora: SUPERMAN DOOMSDAY (Filme)


Animação: A Morte do Superman

ASSISTA O FILME ABAIXO


Cometa esses erros e continue desempregado


Parece ser uma tarefa fácil elaborar o seu currículo, mas aqui estão dicas para você evitar de continuar desempregado (a):
  • DETALHAR DEMAIS
Apenas dois contatos (telefone fixo e um celular) são suficientes. Assim como evitar de adicionar o endereço de locais em que se já trabalhou, pretensão salarial (somente se solicitado posteriormente) e por fim escolas fundamentais, pois se já é formado no ensino médio não há necessidade de afirmar o fundamental e este serve também para graduados.
  • EXCESSO DE ENTER
Currículo de duas à mais páginas cansa, e meia folha pode mostrar que você não tem trabalhos suficientes ou experiências de vida. Mesmo que você nunca tenha tido um emprego, deve ter feito pelo menos um trabalho voluntário, atividades extracurriculares ou tido posições de liderança. Pra quem têm um objetivo há de ter experiência, por mais simples, mas têm…
  • FOTO
Colocar uma foto que seja 3×4 ou e qualquer outra se não for solicitado, várias empresas descartam imediatamente os currículos. Nem sempre a boa aparência (na foto) vai ajudar a conseguir uma entrevista.
  • VANGLORIAR DESNECESSARIAMENTE
Listar premiações ou vitórias desnecessárias podem causar má impressão. Certas informações causam mais distração do que adição positiva no currículo.
  • PASSATEMPOS ESTRANHOS
Há melhores maneiras de mostrar sua individualidade.
  • USAR FONTES CONSIDERADAS PADRÕES
Para qual seja a área que queira exercer, usar “Comic Sans”, letras coloridas ou qualquer fonte que grita “eu não sei o que estou fazendo!”.
  • EMAIL SUGESTIVO
Em hipótese alguma use emails bonitinhos ou com segundas intenções como gatinha_manhosa[@] ou nome_sarado[@].

A Origem do Alfabeto


A palavra alfabeto deriva-se do grego alpha (primeira letra do alfabeto grego) e beta(segunda letra do mesmo alfabeto).
Para ficar fácil a compreensão, é resumidamente um conjunto de sinais gráficos que juntos podem formar uma imensidão de palavras.
Os sinais, em geral, recebem o nome de letra. O som que elas representam recebe o nome de fomena.
Além dos alfabetos, existem outros meios de escrita por meio de sinais, um deles é o silabário. Se no alfabeto cada sinal representa o que conhecemos como letra, no sistema silabário, cada sinal representa uma sílaba.
Também existe o sistema pictográfico, neste os objetos são representados por desenhos, estes desenhos são os sinais desse sistema e recebem o nome de pictograma.
Quando os objetos não podem ser representados por desenhos, os pictogramas são combinados e recebem o nome de ideogramas. Assim sendo, ideogramas são pictogramas combinados para representar o que não pode ser desenhado.
É claro que não trataremos de cada alfabeto apresentado de forma exaustiva, minha aspiração não fazer deste livro uma enciclopédia, mas com certeza perceberemos a evolução da escrita ao entendermos a dos alfabetos. Agora, depois desta pausa, é necessário que o leitor preste bastante atenção em cada explicação a seguir, já que vem bastante resumida e a compreensão de uma depende da outra.

Semítico setentrional

Se você é um leitor muito detalhista, já deve ter reparado que este alfabeto não possui vogais. O semítico setentrional é o alfabeto mais antigo que se tornou conhecimento. Formado por 22 consoantes, gerou os alfabetos hebraico, árabe e fenício.
O alfabeto árabe possui 28 consoantes e suas vogais são representados por pontinhos acima delas.
A palavra semítico vem do nome Sem, o filho mais velho de Noé.
Qual foi a biografia mais admirável que você presenciou, acredite, a que a bíblia relatasobre Sem é bem mais.
Noé possuía três filhos, Sem, Cam e Jafé. Certo dia Noé inventa o vinho com um experimento e, sem saber do efeito embriagatório do líquido, ele exagera na dose até ficar alucinado o suficiente a ponto de tirar a roupa e ficar, é claro, nu.
Enquanto estava nesta situação, chegou seu filho, Cam, que achou, digamos, engraçadinho o acontecimento e chamou seus irmão para sarrar o patriarca junto dele. Seus irmão mais idôneos, vão de costa até Noé com uma manta com a qual o vestem.
Quando Noé recobrou os sentidos, ficou zangado com Cam e abençoou Sem e Jafé pelo “ato heróico”.
A partir daí, Sem começa a ser muito abençoado, vive por seiscentos anos e depois dos seus noventa e oito anos consegue sete filhos. Seus descendentes habitaram a alta Ásia e a média, estendendo-se do mar Mediterrâneo até a Índia. O seu terceiro filho, o Arfaxade, gerou Sala que gerou Heber. Deste Heber, um afamado guerreiro, veio o hebraico, língua que na escrita eram usadas apenas consoantes mais para frente com pingos em cima que indicavam as vogais a serem usadas.
Quando ocorre na bíblia a ocupação da terra de Canaã (a oeste do rio Jordão, na palestina) pelos israelitas, a língua que eles falavam era já o Hebraico.
Por serem muito próximas, perceba que as duas línguas (semítica e Hebraica) apresentam um alfabeto muito parecido.
Quando a língua hebraica caiu em desuso, os conservadores populares criaram o aramaico que originou a língua árabe, uma das três línguas atuais do tronco semítico apresentados acima.
Nos tempos de Cristo, a língua considerada vulgar de raiz semítica e cognata ao aramaico e árabe era a fenícia. Embora assim seja considerada, os escritores gregos e romanos concordam que o alfabeto foi ensinado aos gregos pelos fenícios. Existe uma crença que diz que foram eles que inventaram o alfabeto, mas isso esta longe de ser comprovado.
Alfabetos grego e romano

Como já foi relatado anteriormente, os gregos adotaram a variante fenícia do alfabeto semítico, isso aconteceu entre os anos 1000 e 900 ac. Depois do ano 500 ac, o grego se difundiu por todo mundo Mediterrâneo e dele derivaram outras escritas como, por exemplo, o romano e o etrusco.
Agora perceba a proximidade do alfabeto grego ao que usamos no português, com certezaeste conjunto de informações já estão te deixando exausto, então vai aí um conselho, descanse um pouco e depois reflita sobre o que você já aprendeu pois o grande desfecho do assunto esta chegando no próximo subtítulo, a seguir você continuará viajando pelo tempo até chegar ao ponto idiomático que estamos.
Alfabeto cirílico

Por volta do ano 860 dc, os religiosos gregos, que viviam em Constantinopla, evangelizaram os eslavos e idealizaram um sistema de escrita conhecido como alfabeto cirílico. Suas variantes são as escritas russa, ucraniana, sérvia e búlgara.
Alfabeto árabe

Também tem sua origem no semítico e, possivelmente, surgiu no século IV de nossa era. Foi utilizado nas línguas persa e urdu. É a escrita do mundo islâmico.
Até que veio o português

Algumas curiosidades a respeito de nossa língua são inevitáveis, como por exemplo a de que foi a última a ser formada, isso é se podermos dizer assim, pois particularmente acredito que nenhuma língua estará um dia formada, mas pelo menos sabemos que o português foi a última ser considerada língua oficial de um ou mais países.
Mas como será que ela passou a existir, continuamos então nossa viagem. Retomando o assunto, falávamos a respeito da propagação do grego e do surgimento do romano e etrusco.
Por volta do séc VI ac, chega à península itálica uma língua trazida dos povos provenientes do norte, oriunda das famílias das línguas indo-européias, também possuía forte relação com o sânscrito, o grego e com as subfamílias céltica e germânica, era o início do latim.
A língua passou a ser falada em roma, rapidamente se tornou língua oficial da igreja católoca e dos nobres passando a existir assim o latim clássico que era a forma culta da língua.
Quando o império romano começou a conquistar novas terras, os soldados que eram enviados para proteger e explorar estes domínios não falavam o latim clássico, mas sim o desprezado latim popular. Os soldados queriam impor sua língua e a mistura do latim popular com as línguas nativas formavam novas línguas de origem latinas, mas com características das já existentes em cada lugar.
Ao chegar à península ibérica, o domínio romano foi se propagando até chegar ao Condado Portucalense, que hoje corresponde à região de Portugal. A língua falada nesta região era o galego que no processo de mixagem com o latim popular resultou no português de Portugal.
O latim deriva de línguas antigas faladas no Lácio em Roma, e o português foi a ultima língua neolatina a se formar, por isso ela é conhecida com a “ultima flor do Lácio”, uma citação deste termo, provavelmente a mais famosa, esta no poema de Olavo Bilac “a ultima flor do Lácio”.
Por demorar tanto para se formar, o português possui a maior proximidade com o latim dentre as línguas neolatinas.
No ano de 1500, tropas portuguesas ingressaram para a América, colonizaram o Brasil e impuseram como língua oficial, porém, aqui já existia um povo com língua própria, eram os índios cujas línguas principais eram o tupi e o guarani. A mistura do tupi-guarani com o português resultou no português brasileiro que ao passar do tempo sofreu outras modificações decorrentes a outras influencias linguísticas.